quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Eugênio de Proença Sigaud - O Pintor dos Operários e Temas da Maçonaria.





M M P  

Medalha brasileira produzida em bronze, comemorativa aos 150 anos do Observatório Nacional, diâmetro 4,5cm, cunhada oficialmente pela Casa da Moeda do Brasil,
nas alegorias vemos o desenho do famoso artista plástico brasileiro maçom

Eugenio de Proença Siguad













obra do artista E.P.Sigaud
Coleção Particular





Raro Desenho do Irmão E P Sigaud
durante uma sessão maçônica

Acervo do Museu Maçônico Pelicano




Eugênio de Proença Sigaud 


(Santo Antônio de Carangola1 RJ 1899 - Rio de Janeiro RJ 1979)

Pintor, gravador, artista gráfico, ilustrador, cenógrafo, crítico, professor, arquiteto, poeta e maçom brasileiro.

Forma-se em engenharia agronômica em 1920, na Escola de Agronomia de Belo Horizonte. Em 1921 freqüenta o curso livre da Escola Nacional de Belas Artes - ENBA, e é aluno de Modesto Brocos. Mais tarde, em 1927, ingressa no curso de arquitetura da ENBA, que conclui em 1932.  Sigaud participa do 38º Salão Nacional de Belas Artes, organizado em 1931 pelo urbanista Lucio Costa, conhecido como Salão Revolucionário por permitir a exibição da obra de todos os inscritos, causando a polêmica que leva ao afastamento do urbanista da direção da instituição. Em seguida Sigaud forma, ao lado de Quirino CampofioritoMilton DacostaJoaquim Tenreiro e José Pancetti, o Núcleo Bernardelli, em 1931. Movimento de oposição ao conservadorismo reinante na ENBA, o grupo propõe, entre outras iniciativas, a democratização do ensino técnico e o acesso livre aos salões de arte. Em 1935, o grupo é expulso dos porões da ENBA por pressão dos acadêmicos, mas continua unido até o início da década seguinte. Também em 1935 Sigaud ingressa no Grupo Portinari, agremiação informal que se reúne em torno de Candido Portinari, tendo como uma de suas principais linhas de atuação a pintura mural. Sigaud torna-se um dos principais porta-vozes do muralismo ao publicar, no mesmo ano, o artigo Por que É Esquecida entre Nós a Pintura Mural?, no Jornal de Belas Artes. É um dos artistas brasileiros selecionados para a 1ª Bienal Internacional de São Paulo, no Pavilhão do Trianon. A convite de seu irmão, o bispo dom Geraldo Sigaud, projeta e decora a Catedral Metropolitana de Jacarezinho, no Paraná,  entre 1954 e 1957.

Afirmou Federico Morais que, dentre todos os integrantes do Núcleo Bernardelli, Eugênio Sigaud foi o único que desenvolveu uma temática claramente social, e que em entrevista ele lhe teria afirmado: "Sempre exaltei o operário anônimo, sempre denunciei a vida massacrada pelo sistema. Sempre tive consciência da função social da arte. A meu ver, toda arte pode concorrer para ativar o debate político, melhorando assim, por via indireta, a vida do homem". (MORAES, 1986, [s/p]). A imagem do pintor que optara por traços rudes e que "mais golpeava do que pintava" estava definida. "Vivendo num mundo de angústias, só poderia ser um pintor angustiado. O drama anônimo dos humildes, dos humilhados cotidianamente é o tema preferido deste pintor. Seu tema são as 'as sombras de homens, os farrapos de gente, os proletários, os operários'". (ANDRADE, 1941, p. 5).

No ano de 1964, um peculiar "Manifesto" de Sigaud, escrito na condição de Grau 18 da Maçonaria, questionava por que razões a Maçonaria não se posicionava quanto aos acontecimentos recentes no País:

Será que é o temor covarde de tomar atitudes, precavendo-se contra medidas coercitivas e policialiescas, tão comuns nestas ocasiões? A ausência de debates políticos no bem da Pátria não nos favoreceu, não nos vitalizou, apenas nos colocou à margem dos últimos acontecimentos nestes últimos dez anos, de 1954 a 1964. O temor da opressão antes acovarda que fortifica.

FONTE

Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita FilhoFaculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Assis, 19 806-900 - Assis - São Paulo - Brasil, Tel: (55 18) 3302-5861, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP, Campus de Franca, 14409-160 - Franca - São Paulo - Brasil, Tel: (55 16) 3706-8700 - Assis/Franca - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@unesp.br


Em outra obra aqui no Museu Maçônico Pelicano, apresentamos um rápido esboço do artista e podemos ver na legenda de próprio punho do artista, dela ter sido realizada durante uma sessão maçônica.